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Da porteira para fora (117) – Jornal Tribuna Liberal de 25/08/2019 – Quero Vender Mais 6.

Sem dúvida o diferencial é um dos fatores fundamentais para o incremento das vendas. Para gerar o diferencial é preciso que saibamos fazer as perguntas corretas e, talvez, esse procedimento seja complexo. Por quê? Porque somos bombardeados 24 horas por dia por informações, fatos muitas vezes questionáveis e nos perdemos nesse labirinto.

O diferencial nasce na criatividade, que por sua vez desemboca em alguma inovação. Se o cliente em potencial está disposto a pagar por isso, então, atingimos nosso objetivo. Agora, sejamos práticos, estamos lá, envoltos com o balancete do contas a pagar que não fecha, apagando pequenos incêndios, navegando atrás de uma boa ideia e nos lembrando do pintor Picasso quando disse; “Computadores são inúteis; eles só lhe dão respostas,” então, por onde começar?

Sim, para encontrar o caminho correto, ou pelo menos aquele com maior probabilidade de êxito será preciso fazer a pergunta, ou as perguntas corretas. Quais seriam essas perguntas, ou as condições de contorno para mergulharmos em direção a mudança? Comecei a pensar nesse tema e cheguei nas seguintes perguntas:

Condições de Contorno:

Conheço as tendências do meu mercado e o que os novos entrantes/concorrentes estão tentando executar? ??????   O que vou fazer?
  Quais são essas tendências? ?????? ??????
  É urgente inovar na minha empresa? Vale a pena inovar? Irá gerar novas e boas receitas/lucros? ?????? ??????
  Como posso fazer algo diferente e não imitar meus concorrentes? ?????? ??????
Temos uma Grande Ideia? ??????    
  Qual? Quais? ????? ?????
Há Mercado para vender/alugar esse novo produto ou serviço? ??????    
  Qual é? ?????? ??????
  Temos Dados? ?????? ??????
  Escutamos o cliente/usuário? ?????? ??????
  Temos algum tipo de pesquisa? ?????? ??????
  Podemos Testar em pequena escala? ?????? ??????
  E no futuro? Como irá se comportar esse mercado? ?????? ??????
Os clientes percebem esse nosso trabalho, esse nosso novo produto ou novo serviço? ??????    
  Temos um Diferencial? ?????? ??????
  É visual? ?????? ??????
  É tangível? ?????? ??????
  A vida do cliente fica mais fácil? Por quê? ?????? ??????
  O processo do cliente fica mais barato? Por quê? ?????? ??????
  O processo do cliente fica mais rápido? Por quê? ?????? ??????
  O processo do cliente fica melhor? Por quê? ?????? ??????
  Quais sentimentos do cliente estamos explorando? Por quê? ?????? ??????
Temos Gente e Recursos próprios para implementar essa nova ideia? ??????    
  Quantas pessoas? ????? ?????
  São Dedicadas? ????? ?????
  Quanto temos $$$? ????? ?????
  Quando temos ou teremos os recursos? ????? ?????
  Quais os Riscos? ?????? ??????
  Vamos precisar de tecnologias, parceiros, recursos de terceiros, novos talentos? ?????? ??????
Qual o ambiente externo? ??????    
  Político, econômico, sociocultural, ambiental, regulamentações? ?????? ??????
  Quais são as Tendências? ?????? ??????
Estamos Focados? ??????    
  O time, os sócios, os fornecedores, e os dirigentes estão remando na mesma direção? ?????? ??????

E, agora? Veja, comecei esse “brainstorming” informando que o tema é complexo. Qual é a outra alternativa? Simples: Não fazer nada. Quais as consequências dessa alternativa? Muitas vezes não são visíveis e algumas vezes as consequências são de médio e longo prazo. Motivo: somos um país periférico e o mundo desenvolvido pouco olha para nós, podemos ter a sorte de sobreviver localmente com um produto ou serviço obsoleto por anos, até que alguém começa a olhar para o nosso mercado e diz: “Espera aí, isso me interessa, esse negócio pode ser melhorado, vou investir nisso”. Quando isso ocorre nossas chances de morrer aumentam rapidamente. Assim, a decisão é sempre do proprietário; continuar fazendo o que está dando certo e esperar pela “pancada”, ou mexer em time que está ganhando antes que a “pancada” bata à sua porta. (Continua na próxima semana).

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Dr Zero Cost

Dr Zero Cost por Ailton Vendramini, perfil realizador com formação na área de Engenharia, tendo trabalhado no Brasil e no exterior. Atualmente acionista em algumas empresas e foco em Mentoria & Consultoria para pequenas e médias empresas no segmento de Gestão/Vendas/Marketing/Estratégia.

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