Artigos Publicados na Mídia Impressa

Da porteira para fora (101) – Jornal Tribuna Liberal de 05/05/2019 – Inovação 6.

Meu produto já possui excelente qualidade e bom preço, é preciso inovar?

Sim, é preciso inovar. As únicas coisas constantes no mercado são as mudanças, ou seja, em time que está ganhando se mexe, o ditado popular anterior não é mais válido.

Suponha que vamos ao supermercado e compramos 1 litro de leite de uma marca conhecida, uma comodity, todos nós sabemos como esse litro de leite estará embalado e o que contém dentro da embalagem, agora, vem a pergunta: Como é possível inovar?

Obviamente que existem algumas características do produto que não são diferenciais em relação ao concorrente, ou seja, de nada adianta chamar o time de marketing e pedir para eles construírem uma campanha informando que aquele leite não prejudica a saúde. Assim, os diferenciais se tornam cada vez mais sutis, pois, as características fundamentais do produto para qualquer fabricante são similares. Portanto, será preciso se debruçar sobre o produto e o processo para podermos inovar, lembrando que a inovação é um filhote da criatividade.

Esse processo exigirá muitas reuniões internas e uma dica é não se debruçar sobre dezenas de variáveis e sim escolher algumas para que o trabalho possa ter “terminativa”. Um dos métodos para inovar é listar os componentes e ou características do produto e pensar como podemos aprimorar, num exemplo:

O que é básico para todos os concorrentes? Como o cliente avalia essa característica? Como o fabricante poderá inovar?
Qualidade do produto. Fundamental. Podemos ser mais flexíveis quanto à qualidade? Podemos criar produtos com qualidades distintas para atingir diferentes públicos?
Confiabilidade do produto. Fundamental. Como podemos ser mais eficientes? O que podemos oferecer caso tenhamos  incidentes que prejudiquem a confiabilidade?
Preço. O preço deve ser menor que o valor do produto oferecido. Fundamental. Como podemos ser mais flexíveis sobre as condições comerciais? Podemos formar parcerias com outros revendedores? Podemos escalonar o preço conforme o cliente compra quantidades vultuosas?
Os processos internos e externos devem ser eficientes. Fundamental. Podemos criar um grupo de estudos para melhorar a eficácia dos processos internos e externos?  Podemos fatiar a jornada do cliente desde a indecisão até a compra, dissecar cada pequeno passo e, revisitá-lo com olhos de observador criterioso?

É possível compartilhar linhas de produção com os concorrentes?

O cliente possui expectativas de respostas rápidas. Fundamental. Como podemos cortar níveis hierárquicos no organograma sem prejudicar a qualidade e aumentando a velocidade de resposta para o cliente?

É possível criar um organograma tendo o cliente no centro das interações?

 

Escolhemos um produto cujo preço é determinado pela oferta e demanda global, ou seja, 1 litro de leite aqui ou na França em tese não possui grandes diferenciações (excluindo impostos). O consumidor não está interessado em saber a origem da vaca, para ele a vaca que forneceu o leite na França ou no Brasil poderia ter sido a mesma. Neste caso a inovação é muito mais complexa.

Mesmo neste exemplo do litro de leite observe quanta inovação já foi executada até aqui, basta considerar a embalagem quadrada para ocupar menos espaço nas prateleiras dos supermercados, ou o material interno das caixinhas que protege o líquido tornando-o menos perecível etc.

O mesmo não ocorre por exemplo com um fornecedor de software que ofereça especificidades particulares.(Continua na próxima semana).

(Leia o próximo artigo)

(Leia o artigo anterior)

(Leia a mesma matéria na mídia impressa)

Dr Zero Cost

Dr Zero Cost por Ailton Vendramini, perfil realizador com formação na área de Engenharia, tendo trabalhado no Brasil e no exterior. Atualmente acionista em algumas empresas e foco em Mentoria & Consultoria para pequenas e médias empresas no segmento de Gestão/Vendas/Marketing/Estratégia.

1 Comentário

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivo

RICCOL Sistemas

Pular para a barra de ferramentas