Tenho que fazer uma análise rápida se devo ou não comprar uma padaria aqui no bairro, o que me diz o Dr Zero Cost?
Para responder essa pergunta ao caro leitor vamos supor que ele tenha percorrido alguns passos:
-A documentação do negócio está ok?
-As dívidas de curto, médio e longo prazo estão equacionadas?
-Ele sabe exatamente quem são os respectivos sócios vendedores que constam no contrato social, quem são os “sócios operacionais” e a posição comercial de cada sócio?
-Ele já visitou o local em diversos dias da semana e vários horários distintos para observar o local, o movimento, o comportamento da vizinhança e, a segurança?
-Os antigos proprietários irão permanecer na administração por um período até que os números negociados sejam comprovados?
-O contrato a ser firmado passou por análise de um advogado com experiência no tema?
-Ele esteve com o contador responsável pela área contábil do estabelecimento em mais de uma oportunidade para certificar-se dos balanços? E da regularidade fiscal&trabalhista?
-Ele conhece o segmento de padarias? Estudou e leu sobre o segmento? Visitou alguma associação de classe para se inteirar das variáveis que independem dele?
-Ele está animado para tocar esse tipo de negócio? Conhece as dificuldades operacionais e o tempo diário necessário para executar um bom trabalho?
Depois dos “drinks” preliminares, vamos sugerir ler ou estudar as 5 forças de o sr. Michael Porter, quais sejam:
- Fornecedores, qual o poder do atual proprietário frente aos fornecedores? Observar que se esse poder é desproporcional é possível analisar a verticalização da produção para algum item.
- Novos Participantes, nos arredores há outros empresários pensando em algo similar ou mesmo algum projeto de maior envergadura? Analise a vizinhança, verifique se alguém já tentou fazer algo nessa direção, se deu errado. Por quê? Há projetos nessa direção sendo aprovados na prefeitura local.
- Clientela, há concentração de faturamento na mão de poucos clientes? O que os clientes desejam? Diminuir o preço ou incrementar a qualidade? Há insatisfações? Quais?
- Soluções Substitutivas, existem projetos para substituir o serviço e os produtos que estão ou serão vendidos pela padaria? Há possibilidade de substitutos? Exemplo, há empresas vendendo os mesmos produtos via internet? Há possibilidades de unir forças com esse pessoal?
- Concorrência, como é a concorrência nesse segmento entre os proprietários de padaria, como se comporta o setor? Para o sr. Porter esse é o cruzamento entre uma guerra aberta e uma diplomacia pacífica?
O conceito acima também funciona para um país?
O que o sr. Porter disse é que podemos competir por custos, ou competir por diferenciação, ou por foco. No caso do foco é quando a empresa mira num determinado grupo específico de clientes. Ou seja, a mesma empresa pode competir por custos, mas, por exemplo, para um determinado grupo de clientes pode competir por diferenciação.
Não estamos aqui afirmando que o sr. Porter seja o dono da verdade, aliás ele amealha alguns críticos. De qualquer maneira se trata de um início sólido para a construção de uma estratégia.
Acreditamos que os governantes brasileiros deveriam definir alguns ecossistemas e gerar leis que beneficiem esses ecossistemas. Exemplo, supondo que o agronegócio seja nossa vocação, tudo aquilo que está conectado a esse ecossistema deveria ser incentivado. Não se trata de um trabalho simples, é complexo, mas deve ser atacado de frente.
O primeiro passo para a imparcialidade na análise de um ecossistema seria esvaziar o poder econômico do governo nesse segmento, ou seja, por exemplo, venda de estatais, mantendo o governo com o poder político e regulatório. (Continua na próxima semana).
Comente