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Da porteira para fora (110) – Jornal Tribuna Liberal de 07/07/2019 – Comprando Uma Padaria!

Tenho que fazer uma análise rápida se devo ou não comprar uma padaria aqui no bairro, o que me diz o Dr Zero Cost?

Para responder essa pergunta ao caro leitor vamos supor que ele tenha percorrido alguns passos:

-A documentação do negócio está ok?

-As dívidas de curto, médio e longo prazo estão equacionadas?

-Ele sabe exatamente quem são os respectivos sócios vendedores que constam no contrato social, quem são os “sócios operacionais” e a posição comercial de cada sócio?

-Ele já visitou o local em diversos dias da semana e vários horários distintos para observar o local, o movimento, o comportamento da vizinhança e, a segurança?

-Os antigos proprietários irão permanecer na administração por um período até que os números negociados sejam comprovados?

-O contrato a ser firmado passou por análise de um advogado com experiência no tema?

-Ele esteve com o contador responsável pela área contábil do estabelecimento em mais de uma oportunidade para certificar-se dos balanços? E da regularidade fiscal&trabalhista?

-Ele conhece o segmento de padarias? Estudou e leu sobre o segmento? Visitou alguma associação de classe para se inteirar das variáveis que independem dele?

-Ele está animado para tocar esse tipo de negócio? Conhece as dificuldades operacionais e o tempo diário necessário para executar um bom trabalho?

 

Depois dos “drinks” preliminares, vamos sugerir ler ou estudar as 5 forças de o sr. Michael Porter, quais sejam:

  1. Fornecedores, qual o poder do atual proprietário frente aos fornecedores? Observar que se esse poder é desproporcional é possível analisar a verticalização da produção para algum item.
  2. Novos Participantes, nos arredores há outros empresários pensando em algo similar ou mesmo algum projeto de maior envergadura? Analise a vizinhança, verifique se alguém já tentou fazer algo nessa direção, se deu errado. Por quê? Há projetos nessa direção sendo aprovados na prefeitura local.
  3. Clientela, há concentração de faturamento na mão de poucos clientes? O que os clientes desejam? Diminuir o preço ou incrementar a qualidade? Há insatisfações? Quais?
  4. Soluções Substitutivas, existem projetos para substituir o serviço e os produtos que estão ou serão vendidos pela padaria? Há possibilidade de substitutos? Exemplo, há empresas vendendo os mesmos produtos via internet? Há possibilidades de unir forças com esse pessoal?
  5. Concorrência, como é a concorrência nesse segmento entre os proprietários de padaria, como se comporta o setor? Para o sr. Porter esse é o cruzamento entre uma guerra aberta e uma diplomacia pacífica?

 O conceito acima também funciona para um país?

O que o sr. Porter disse é que podemos competir por custos, ou competir por diferenciação, ou por foco. No caso do foco é quando a empresa mira num determinado grupo específico de clientes. Ou seja, a mesma empresa pode competir por custos, mas, por exemplo, para um determinado grupo de clientes pode competir por diferenciação.

 

Não estamos aqui afirmando que o sr. Porter seja o dono da verdade, aliás ele amealha alguns críticos. De qualquer maneira se trata de um início sólido para a construção de uma estratégia.

 

Acreditamos que os governantes brasileiros deveriam definir alguns ecossistemas e gerar leis que beneficiem esses ecossistemas. Exemplo, supondo que o agronegócio seja nossa vocação, tudo aquilo que está conectado a esse ecossistema deveria ser incentivado. Não se trata de um trabalho simples, é complexo, mas deve ser atacado de frente.

 

O primeiro passo para a imparcialidade na análise de um ecossistema seria esvaziar o poder econômico do governo nesse segmento, ou seja, por exemplo, venda de estatais, mantendo o governo com o poder político e regulatório. (Continua na próxima semana).

(leia a próxima matéria)

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(leia a mesma matéria na mídia impressa)

Dr Zero Cost

Dr Zero Cost por Ailton Vendramini, perfil realizador com formação na área de Engenharia, tendo trabalhado no Brasil e no exterior. Atualmente acionista em algumas empresas e foco em Mentoria & Consultoria para pequenas e médias empresas no segmento de Gestão/Vendas/Marketing/Estratégia.

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