Artigos Publicados na Mídia Impressa

Da porteira para fora (227) – Jornal Tribuna Liberal de 03/10/2021– Escolha de Projetos 9!

Executamos o quadro resumo abaixo com as prioridades para a escolha de um projeto. Sim, até momento não comentamos sobre o PayBack. Mas, o que é o PayBack?

O PayBack é quanto tempo o nosso investimento retornará para o nosso bolso, nada mais intuitivo. Ou seja, quanto menor o tempo, melhor.

 

Há um valor psicológico nesse cálculo do PayBack, qual? Se um fulano investe 100,00 reais e ele recebe 20,00 no 1º mês, 40,00 reais no 2º mês e 40,00 no 3º mês, esse fulano terá uma certa tranquilidade psicológica. O comportamento dele será: Agora, tudo é lucro. O ser humano não é totalmente racional, ao contrário, muitos agem a maior parte do tempo por impulso, um erro comum. Sim, essa variável comportamental não deve ser desprezada. Trata-se de uma variável relacionada ao tempo, é o psicológico em ação.

 

Há uma diferença conceitual entre PayBack e BreakEven Point, no PayBack estamos interessados em receber o que colocamos, no BreakEven Point estamos interessado no ponto em que começamos ter lucro. Observamos que o PayBack não considera taxa de desconto ou inflação.  O BreakEven Point é mais trabalhoso para calcular e como nosso cérebro é preguiçoso, ele é um poupador de energias, tendemos a ficar com o PayBack e seguir em frente.

 

Para negócios de pouca relevância (franquias) o PayBack é muito utilizado, e nesse caso o tempo é medido em meses. Grandes empresas envolvidas em grandes negócios podem estipular o PayBack em “x” anos para recuperar o capital investido.

No exemplo abaixo, a recuperação total do capital investido se dará no ano 05.

Anos Fluxo de Caixa
1 -1000
2 200
3 400
4 100
5 300
6 500

 

Poderíamos ter algo do tipo;

Anos Fluxo de Caixa
1 -1000
2 400
3 400
4 400
5 300
6 500

Nesse caso a recuperação se dará em 3 anos e alguns meses, faz-se a conta em meses e encontraremos 6 meses, resposta: 3 anos e 6 meses. Observamos que o ano 6 foi muito bom, no entanto, ele não entra no cálculo do PayBack.

 

Segue um gráfico típico de BreakEven point executado pelos financeiros das empresas.

O PayBack acontece antes do BreakEven Point. Não podemos confundir PayBack com BreakEven! O BreakEven é quando o negócio para de dar prejuízo, a partir dessa data ele será positivo. O PayBack é quando recuperamos os recursos investidos, ou seja, o PayBack não considera, por exemplo, inflação, taxa de desconto, etc.. Suponhamos que coloquemos 100,00 num negócio quando esse negócio retornar 100,00 atingiremos nessa data o PayBack. (Continua na próxima semana).

Dr Zero Cost

Dr Zero Cost por Ailton Vendramini, perfil realizador com formação na área de Engenharia, tendo trabalhado no Brasil e no exterior. Atualmente acionista em algumas empresas e foco em Mentoria & Consultoria para pequenas e médias empresas no segmento de Gestão/Vendas/Marketing/Estratégia.

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivo

RICCOL Sistemas

Pular para a barra de ferramentas