Artigos Publicados na Mídia Impressa

Da porteira para fora (233) – Jornal Tribuna Liberal de 14/12/2021– Motivação 5!

Sabemos que  nosso jovem continua em Portugal_Aveiro com muita energia para pular de galho em galho até encontrar sua órbita correta. Muitas vezes passamos toda uma vida procurando essa órbita e não a encontramos e o que é pior, a nossa procura poderá ter sido tão frenética que ela passou por nós e não a percebemos.

Na outra ponta aqueles que nos contratam procuram avaliar nosso potencial e o fazem verificando nossas competências, quais?

Então, se sabemos o que é preciso para progredir, basta investir nessas variáveis e construir nossa personalidade. E, por que a maioria dos profissionais não investem nessas qualidades? Não sabemos!

Nosso herói está lá motivado no além mar alinhado com o que escrevemos em matérias anteriores sobre o Eu S/A e a necessidade de buscar a motivação dentro de si. No entanto, e se o nosso herói não possuir a aptidão para o Eu S/A o que ele poderá fazer? Sim, há outras possibilidades e ele poderá ancorar sua carreira em outros pilares. Quais?

O sr. Schein (Edgar Henry Schein emigrou para os Estados Unidos em 1939, foi educado na Universidade de Chicago. Em 1949, ele obteve o mestrado em psicologia pela Universidade de Stanford e, em 1952, recebeu seu Ph.D. em psicologia social pela Universidade de Harvard. Deixou uma marca notável no campo do desenvolvimento organizacional em muitas áreas, incluindo desenvolvimento de carreira, consultoria de processo de grupo e cultura organizacional), trouxe o conceito sobre ancoragem, ou seja, é possível ancorar a carreira em determinado pilar, diferentemente do Eu S/A. A decisão, no entanto, caberá ao nosso protagonista.

 

Todos nós somos seres únicos, com modelos próprios de concepção de mundo, crenças e valores. Esse conjunto de fatores direciona nossas ações e desejos não apenas em nossa vida pessoal, como também profissional. Neste sentido, as “Âncoras de Carreira” são o reflexo desta personalidade formada pelas experiências acumuladas desde a infância até a idade madura.

Segundo Edgar Schein, as “Âncoras de Carreira” representam o “Eu Verdadeiro” do profissional, uma vez que são elas que realmente evidenciam seus objetivos reais em relação ao trabalho. Por tal, a frase escrita no templo de Delphos é tão importante; “Conhece-te a ti mesmo” estimulava e estimula-nos até os dias atuais a refletir sobre o nosso papel na sociedade. Esse templo originalmente era dedicado a Apolo, deus da luz, da razão e do conhecimento verdadeiro, o patrono da sabedoria. Assim, podemos concluir que cada ser humano possui suas próprias motivações construídas ao longo de suas vidas.

De acordo com a teoria de Schein, as “Âncoras de Carreira” são ou podem ser baseadas nos seguintes elementos:

1 – Desafio Puro, total adrenalina, faca nos dentes, desafios e mais desafios. As start ups são um exemplo, o dirigente alavanca e vende.

2 – Estilo de vida, é o pessoal do equilíbrio, vida profissional e vida pessoal.

3 – Dedicação a uma causa, exemplo: madre Tereza de Calcutá.

4 – Segurança e Estabilidade, exemplo: serviço público.

5 – Criatividade Empresarial, dedicado a inovação.

6 – Autonomia e Independência, o Eu S/A.

7 – Competência Técnica e Funcional.

8 – Competência Administrativa Geral, desejo pelo poder.

Portanto, personalidades diferentes, âncoras diferentes. Façam suas escolhas!

Cada profissional deve ter muito bem definido qual é sua âncora de carreira e a partir dela direcionar seu futuro na profissão escolhida. Imagine, por exemplo, uma entrevista de emprego com cinco candidatos, uma vaga e diferentes percepções sobre o trabalho ofertado, diferentes personalidades. Um dos candidatos pode estar ali pelo salário (segurança e estabilidade), o segundo pelo puro desafio, outro pela busca do desenvolvimento de suas competências técnicas ou ainda, pela possibilidade de poder unir o trabalho à dedicação por uma causa em que acredita etc. Deste modo, ilustramos, que em menor ou maior escala esses fatores são decisivos para a manutenção do colaborador na empresa ou seu progresso e são eles que determinam seu interesse e desempenho por determinado trabalho.

Assim, não raro encontramos profissionais que se sentem desmotivados, uma vez que suas expectativas em relação à organização são desfeitas quando essas não são coerentes com suas âncoras de carreira. Estes fatores, portanto, se complementam, ou seja, se a empresa oferece possibilidades que correspondem as suas âncoras de carreira, isso será um forte retentor deste profissional. Observamos que a teoria de Schein (1996) não está tão distante de nós e é considerada um ramo da teoria da carreira tradicional.

Hoje (2021), a instabilidade ganhou muita força, o mundo está interconectado, uma mudança em uma determinada região do mundo afeta-nos aqui. Suponha que a China pare de importar soja do Brasil e poderemos estar diante de um excelente engenheiro agrônomo especialista em soja! Pois, é! Ele poderá ser dispensado! Do ponto de vista desse engenheiro agrônomo a instabilidade irá gerar nele o desconforto e, o desconforto irá gerar desempenho e, o desempenho irá gerar resultado, ou seja, a acomodação diante de uma carreira sólida terminou. Portanto, a carreira atual é descontinuada, ora o profissional está executando uma atividade, ora estará executando outra atividade e o mesmo está ocorrendo com os empresas, não há linearidade nos novos tempos. Se encaixar nesse mundo instável se tornou o novo desafio. A bola não chega redonda, é preciso saber apará-la para continuar a jogada.

Portanto, ao ser confrontado com uma oportunidade não a ignore e primeiro aumente o seu saber sobre ela. Continua na próxima semana.

 

 

 

Dr Zero Cost

Dr Zero Cost por Ailton Vendramini, perfil realizador com formação na área de Engenharia, tendo trabalhado no Brasil e no exterior. Atualmente acionista em algumas empresas e foco em Mentoria & Consultoria para pequenas e médias empresas no segmento de Gestão/Vendas/Marketing/Estratégia.

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivo

RICCOL Sistemas

Pular para a barra de ferramentas