Estamos tentando socorrer um leitor alvo de um concorrente de grande porte, ou seja, o concorrente vende basicamente os mesmos produtos e possui um poder de barganha enorme junto aos fornecedores. O que fazer? Vamos lembrar Platão, “a necessidade que é a mãe da invenção”, a situação é crítica, é preciso agir antes da falência, a sugestão do Dr Zero Cost é conjugar alguns verbos, criar uma quarta coluna na tabela abaixo, e inserir nela o que será feito para reverter o quadro atual.
A tabela disponível terá três colunas, se houver interesse em implantar o SAC é possível criar uma quarta coluna e ali colocar as especificidades de cada negócio, o que vale a pena ser implantado e o que deve ser descartado.
ação | monitoramento | Obs.: |
Aproveitar | Aproveite as oportunidades.
Resolva o problema do cliente e, ofereça outros produtos ou serviços. Faça com que a interação dele com sua empresa seja memorável.
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Há “N” maneiras do cliente entrar em contato com sua empresa, vendas é apenas uma delas.
Mapei todo e qualquer ponto de contato, e verifique o que pode ser melhorado. |
Colher | Monitore os frutos, comemore-os.
Certifique-se que todos saibam o que estão comemorando. |
Os frutos que se colhem já estavam lá, na raiz da árvore.
A razão de existir de sua empresa, é responder: Por que ela existe? |
Confiar | A confiança no time, nos parceiros é algo positivo.
O excesso de confiança do time e dos gestores é algo prejudicial. Monitore a confiança do time e dos gestores. |
Excesso de confiança quebrará a empresa.
Fuja ou ignore aqueles que se consideram o máximo, dê ouvidos às críticas inteligentes. |
Conhecer | É preciso que o fornecedor conheça o cliente.
Ao adentrar a sua loja, ao ligar para sua empresa, ao entrar no seu site, enfim, em qualquer ponto de contato é preciso demonstrar que o cliente foi reconhecido. O cliente deve ter essa percepção. Alguns softwares permitem essa identificação e calcula índices de performance. |
Invista em tecnologia. Invista na convergência de canais.
Disponibilize os dados, as interações, o contato, para todos dentro da organização.
Todos gostam de serem chamados pelo nome. Aspectos emocionais na maioria das vezes valem mais que procedimentos, regras, contratos, etc. |
Compartilhar | Mapei os processos, avalie o que pode ser compartilhado.
Sim, compartilhado com a concorrência, é importante baixar custos. |
Desenvolver 100% das atividades embaixo de um único chapéu não nos tornará mais competitivos.
Estamos em 2018! O mundo mudou. |
Criar | Crie estratégias com base no seu plano de ação.
Todos devem entender as estratégias da empresa, cobre de cada um esse entendimento. |
Ao contrário do passado as estratégias devem ser flexíveis, as condições mercadológicas mudam a todo instante numa velocidade estonteante. |
Definir | Defina as crenças da empresa e dissemine. | Os gestores devem dar o exemplo em duas ocasiões, quando estão sob a luz do sol, e quando estão às sombras em reuniões privadas.
Isso é como falar ao telefone, faça uma cara feia, a pessoa do outro lado da linha não estará vendo, mas estará sentindo. |
Diferenciar | Pequenas e médias empresas podem se valer da estrutura enxuta e oferecer serviços a baixo custo. Elas devem aproveitar para se diferenciar no segmento através da personalização.
Grandes empresas terão que ter uma estratégia muito bem definida para baixar custos. |
Muitas vezes, as grandes empresas terão que criar organizações ou empresas menores dentro de seu domínio para poder competir em mercados menores. |
Você também pode ler essa coluna diretamente no Jornal Tribuna Liberal, clicando aqui.
(Continua na próxima semana)
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