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Da porteira para fora (39p) – Jornal Tribuna Liberal de 25/02/2018 – SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente 2.

Estamos tentando socorrer um leitor alvo de um concorrente de grande porte, ou seja, o concorrente vende basicamente os mesmos produtos e possui um poder de barganha enorme junto aos fornecedores. O que fazer? Vamos lembrar Platão, “a necessidade que é a mãe da invenção”, a situação é crítica, é preciso agir antes da falência, a sugestão do Dr Zero Cost é conjugar alguns verbos, criar uma quarta coluna na tabela abaixo, e inserir nela o que será feito para reverter o quadro atual.

A tabela disponível terá três colunas, se houver interesse em implantar o SAC é possível criar uma quarta coluna e ali colocar as especificidades de cada negócio, o que vale a pena ser implantado e o que deve ser descartado.

ação monitoramento  Obs.:
Aproveitar Aproveite as oportunidades.

Resolva o problema do cliente e, ofereça outros produtos ou serviços. Faça com que a interação dele com sua empresa seja memorável.

 

Há “N” maneiras do cliente entrar em contato com sua empresa, vendas é apenas uma delas.

Mapei todo e qualquer ponto de contato, e verifique o que pode ser melhorado.

Colher Monitore os frutos, comemore-os.

Certifique-se que todos saibam o que estão comemorando.

Os frutos que se colhem já estavam lá, na raiz da árvore.

A razão de existir de sua empresa, é responder: Por que ela existe?

Confiar A confiança no time, nos parceiros é algo positivo.

O excesso de confiança do time e dos gestores é algo prejudicial.

Monitore a confiança do time e dos gestores.

Excesso de confiança quebrará a empresa.

Fuja ou ignore aqueles que se consideram o máximo, dê ouvidos às críticas inteligentes.

Conhecer É preciso que o fornecedor conheça o cliente.

Ao adentrar a sua loja, ao ligar para sua empresa, ao entrar no seu site, enfim, em qualquer ponto de contato é preciso demonstrar que o cliente foi reconhecido.

O cliente deve ter essa percepção.

Alguns softwares permitem essa identificação e calcula índices de performance.

Invista em tecnologia. Invista na convergência de canais.

 

Disponibilize os dados, as interações, o contato, para todos dentro da organização.

 

Todos gostam de serem chamados pelo nome.

Aspectos emocionais na maioria das vezes valem mais que procedimentos, regras, contratos, etc.

Compartilhar Mapei os processos, avalie o que pode ser compartilhado.

Sim, compartilhado com a concorrência, é importante baixar custos.

Desenvolver 100% das atividades embaixo de um único chapéu não nos tornará mais competitivos.

Estamos em 2018! O mundo mudou.

Criar Crie estratégias com base no seu plano de ação.

Todos devem entender as estratégias da empresa, cobre de cada um esse entendimento.

Ao contrário do passado as estratégias devem ser flexíveis, as condições mercadológicas mudam a todo instante numa velocidade estonteante.
Definir Defina as crenças da empresa e dissemine. Os gestores devem dar o exemplo em duas ocasiões, quando estão sob a luz do sol, e quando estão às sombras em reuniões privadas.

Isso é como falar ao telefone, faça uma cara feia, a pessoa do outro lado da linha não estará vendo, mas estará sentindo.

Diferenciar Pequenas e médias empresas podem se valer da estrutura enxuta e oferecer serviços a baixo custo. Elas devem aproveitar para se diferenciar no segmento através da personalização.

Grandes empresas terão que ter uma estratégia muito bem definida para baixar custos.

Muitas vezes, as grandes empresas terão que criar organizações ou empresas menores dentro de seu domínio para poder competir em mercados menores.

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Você também pode ler essa coluna diretamente no Jornal Tribuna Liberal, clicando aqui.

(Continua na próxima semana)

 

 

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Dr Zero Cost

Dr Zero Cost por Ailton Vendramini, perfil realizador com formação na área de Engenharia, tendo trabalhado no Brasil e no exterior. Atualmente acionista em algumas empresas e foco em Mentoria & Consultoria para pequenas e médias empresas no segmento de Gestão/Vendas/Marketing/Estratégia.

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