O que PRECISAMOS para o Brasil fazer a travessia?
- PRECISAMOS manter a estabilidade das instituições, e da economia. 2017 a inflação foi de 2,95%, junho de 2018 estamos com a taxa Selic em 6,5% >> conquistas que não podem ser negligenciadas como ocorreu no governo passado. O governo passado baixou os juros na canetada e continuou gastando mais do que podia, ou seja, buscando recursos no mercado para cobrir rombos, resultado: juros voltaram a crescer juntamente com a inflação, pois os preços administrados pelo governo geraram a inflação. Um fenômeno inflacionário longe de ter sido gerado pela demanda. Com a estabilidade da economia pode-se pensar em planejamento, e como consequência em investimentos.
- PRECISAMOS reativar o parque industrial, hoje importamos mais peças para máquinas do que máquinas propriamente dito. Nosso parque industrial está com seu maquinário plotado nos 17 anos médios justamente quando o mundo cresce e a indústria migra para a plataforma 4.0. Como o próximo governo irá equacionar o tema da produtividade com uma indústria defasada? A inteligência artificial irá ceifar muitos empregos, mas como foi quando os elevadores se tornaram mais inteligentes? E quando os telefonemas puderam ser atendidos por máquinas? Ainda estamos na Amplificação da Inteligência, ou AI. A estratégia de governo deve ser: “Go to Digital”.
- PRECISAMOS da Reforma da Previdência. O sistema está quebrado, ou alguém tem dúvida sobre isso?
- PRECISAMOS da Reforma do Estado, ou seja, diminuir o tamanho do Estado para ganharmos produtividade. Como queremos que a produtividade aumente no país com o governo atuando operacionalmente de modo deficitário e capilar em todos os campos da economia? E usando essas atuações como arrecadação de recursos para campanhas políticas?
- PRECISAMOS de reformas micro econômicas, exemplo: mercado de crédito. É necessário disponibilizar um custo de crédito baixo para gerar emprego e menor inadimplência, privilegiando a MPME – Micro, Pequena e Média Empresa.
- PRECISAMOS atrair investimentos para o mercado de capitais.
- PRECISAMOS de empresas no setor de infra, exemplo da incompetência governamental: 48% da população não possui saneamento básico. O Porto de Santos é o 32º numa classificação mundial, ou seja, a infra é muito ruim, a China ocupa os 3º primeiros lugares em termos de eficiência portuária.
- PRECISAMOS ter uma representatividade internacional mais firme, e mais ativa. Não podemos fazer parte de menos e 1% do comércio mundial, quando somos a oitava maior economia do mundo.
- PRECISAMOS de segurança jurídica. Nosso STF tem nos brindado com performances históricas e anedóticas.
- PRECISAMOS ter garantido o direito de ir e vir, que está lá na constituição de 1988, e não é respeitado. Isso não implica em prender mais pessoas, já ultrapassamos a casa dos 700.000 presos, um recorde mundial. É preciso socializar alguém antes que ele precise ser ressocializado.
- PRECISAMOS de brasileiros qualificados, o mundo mudou, tente encontrar colaboradores qualificados para sua empresa, e não se esqueça de rezar todas as noites.
- PRECISAMOS da Reforma Política, mas é muito difícil consegui-la no próximo governo, deve-se ir de passinho a passinho, porque é pedir para os candidatos eleitos votarem contra eles – ou se preferirem acreditar que a horta será vistoriada por bodes e eles não comerão as verduras.
Sim, o Dr Zero Cost não mencionou propositalmente: PRECISAMOS melhorar a Educação. É verdade, todavia é uma falácia pensar que o povo com mais educação será mais honesto, e mais trabalhador. Lembro de meus avós, imigrantes italianos, ignorantes, analfabetos, que nunca frequentaram uma escola e nem por isso percorreram uma vida desonesta, e de vagabundagem. Ao contrário, trabalharam duro na lavoura do café e o pouco que construíram foi na enxada. Não há relação entre falta de educação e desonestidade, talvez, os mais educados sejam os mais desonestos, pelo menos é o que temos visto até a enésima operação da Lava jato. O povo mais educado poderá saber fazer perguntas mais assertivas, no entanto, honestidade se molda dentro da família e se complementa na escola.
Problema:
Sabemos o que PRECISAMOS e somos pobres, o investimento público ficou em 1,17% (R$ 76,9 bilhões = investimentos da União + Estados + Municípios) do PIB em 2017, esse valor é baixo? Não, é baixíssimo – o menor em 50 anos! Não garante nem mesmo a manutenção das atuais instalações da infra, e dos bens pertencentes ao governo.
Sabemos o que PRECISAMOS, e eleger um candidato que nos informe o que PRECISAMOS será no mínimo relinchante.
PRECISAMOS eleger alguém ou um time de pessoas, tanto na câmara como no congresso, que nos diga COMO irá executar as missões que tanto PRECISAMOS, e que faça essa travessia. (continua na próxima semana)
Se preferir a matéria foi publicado no Jornal Tibuna Liberal de 03/06/2018
Comente