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Da porteira para fora (98) – Jornal Tribuna Liberal de 14/04/2019 – Inovação 3.

Qual o passo mais difícil na inovação?

Sim, é preciso ter uma ideia e, essa é a parte mais fácil do processo de inovação. Na sequência precisamos responder: Qual tarefa estaremos executando para o nosso cliente?

Agora, executar, colocar essa ideia no mercado e fazê-la render lucros, é a parte mais complexa da equação. E, pior, a inovação não possui um final.

As caixinhas de sugestões espalhadas pelas fabricas e escritórios conseguem coletar boas ideias?

Não, isso é passado. Sem treinamento para inovar, sem metodologia, sem recursos humanos e financeiros não colhemos resultados. Bônus também são importantes, no entanto, não acreditamos em bônus financeiro.

Vale mencionar que o cotidiano das empresas inibe as inovações, uma das saídas é ter pessoal dedicado pensando no tema durante a jornada de trabalho. Trata-se de tarefa complexa. Então, dividir as equipes em inovadoras e equipe do cotidiano quando possível é uma boa ideia.

Inovação = recursos + ideia + liderança alinhada + time + planejamento. Sabemos que se o produto ou o serviço é inovador iremos nos deparar com falta de estatísticas, falta de dados e, provavelmente um mercado desconhecido.

Tentei inovar na minha empresa, não deu resultado, e aí?

Há dois resultados negativos que valem a pena serem analisados:

-Um é quando implantamos a inovação e colhemos um resultado financeiro catastrófico, neste caso o motivo é má gestão, má avaliação da inovação, o time foi formado por pessoas despreparadas ou que não souberam entender as necessidades de mercado. A inovação não era necessária ou o cliente não estava buscando realizar essa tarefa. Muito provavelmente, mesmo que as pessoas a sua volta tivessem boas intenções foram incompetentes.

-A outra ponta também deve ser analisada, é quando criamos um produto novo, uma inovação e ela explode no mercado sem uma estrutura por trás para suportá-la, aqui também houve um erro de avaliação, as hipóteses foram falhas.

Como sei se minha empresa é inovadora?

Basta olhar para os últimos 5 anos passados, veja o que sua empresa fazia e o que faz hoje. Observe se ela inovou ou contínua fazendo as mesmas coisas, se ela não inovou e sua empresa continua tendo lucro saiba que isso poderá mudar nos próximos 5 anos.

Tenho uma pequena empresa, não somos informatizados por onde devo começar?

Esse é um drama para o empresário e atinge não somente as pequenas, como médias e grandes empresas. O que ocorre; o empresário acredita que deve automatizar ou digitalizar uma determinada tarefa, aí contrata uma empresa para fazê-lo, a empresa entrega um bom serviço e ele fica contente.

Mas, aí ocorre o previsível, ele precisa automatizar outras tarefas, e mais outra, quando se dá conta está com uma série de pequenos sistemas que não se falam entre si. Se o empresário irá começar do zero, aconselhamos que pense numa plataforma mais robusta, um ERP, mesmo que seja pequeno, mas que possa ser expandido algum dia, incluindo novos módulos e tendo todos conectados numa mesma linguagem. Tenha certeza, isso irá lhe custar menos dinheiro e menos tempo no futuro.

Para complementar essa resposta vamos nos apoiar no arquiteto finlandês Gottlied Eliel Saarinen cuja frase seguinte é atribuída a ele: “Sempre conceba alguma coisa pensando nela em um contexto mais amplo – uma cadeira em sua sala, uma sala em uma casa, uma casa em um ambiente, um ambiente em uma planta urbana.” (Continua na próxima semana).

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Dr Zero Cost

Dr Zero Cost por Ailton Vendramini, perfil realizador com formação na área de Engenharia, tendo trabalhado no Brasil e no exterior. Atualmente acionista em algumas empresas e foco em Mentoria & Consultoria para pequenas e médias empresas no segmento de Gestão/Vendas/Marketing/Estratégia.

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