Gestão

O teletransporte e as PMEs

Colocar recursos em mídias sociais se tornou uma febre, e os resultados tem sido muito positivo para os acionistas do Google, Facebook, Twitter, etc…. e Para você?

No início dessas redes era mais fácil atingir a PERSONA, e o público alvo, hoje com a quantidade de sites, ofertas, etc… o mercado está profissionalizado, e agora a regra é: os  principiantes morrem na praia, mas antes pagam pedágios para os acionistas das grandes empresas desse segmento.

O Dr. ZeroCost possui como missão diminuir os custos para as pequenas e médias empresas, e se elas colocam recursos nas redes sociais sem obter o retorno esperado, esse também é um nicho para o Dr. ZeroCost navegar, expor dicas e soluções.

Aqui as velhas dicas são válidas como livros, filmes no You Tube, e matérias afins, todavia o Dr. ZeroCost quer colocar sua atenção no fato de que atrás de todas essas técnicas muito válidas existe uma pessoa que irá executar a compra. Portanto, chegamos no foco de onde nunca deveríamos ou devemos sair.

As pessoas são movidas por emoções, razões, e sentimentos, ir ao encontro, ir na essência do ser humano é o pulo do gato. Esse caminho pode ter duas vias, o ser humano movido pela razão, sentimento ou emoção vem até sua PME, ou sua PME vai até ele para resolver uma DOR ou mostrar para ele que ele possui uma DOR e não está enxergando.

Quando o ser humano procura uma PME para resolver uma DOR tudo fica muito mais fácil, ele diminui enormemente o custo despendido pela PME para encontrá-lo. No entanto, como o mercado não é um oceano azul, as oportunidades são imensas, uma parcela mínima de potenciais clientes poderá chegar até a PME, enquanto a grande parcela necessita que a PME se desloque até ele. Esse deslocamento se for físico como “Nos Bailes da Vida” do Milton Nascimento, “todo artista tem de ir onde o povo está” é recomendável pelo Dr. ZeroCost, mas graças aos gênios de nossa geração podemos contar com a Internet e ir até ele como um Avatar. Esse movimento de duas mãos nos conduz a entendê-lo e a acionarmos ferramentas, canais, táticas, estratégias na Internet que os despertem para a compra. Obviamente se a PME faz uso das ferramentas adequadas, o desperdício em recursos será menor e o Dr Zero Cost terá atingido seu objetivo.

Se a PME possui a solução, ou uma das soluções para resolver a DOR e decidiu utilizar as mídias sociais o primeiro passo será chamar a atenção do ser humano que está ali com sua DOR. Chamar a atenção via de regra não implica em mostrar e demonstrar a solução e sim chamar a atenção. E o que temos visto é que o ser humano presta mais atenção em desgraça do que em fatos positivos. Exemplo, assista ao Jornal Nacional e faça uma estatística simples de boas e más notícias.

A PME não deve se fixar na ferramenta A ou B porque ela é mais moderna, mais atual, mais sofisticada, a última versão, etc… e sim se fixar no ser humano que será atingido por esta ação e terá uma DOR solucionada ou aplainada. É interessante observar que devemos ir na essência da DOR que muitas vezes encontra-se camuflada e desfocam a visão da PME. Exemplo de DOR, uma pessoa deseja visitar um parente que vive noutro município. Ou seja, é necessário se deslocar de um ponto A para um ponto B, está posta a DOR. Obviamente a mais atraente solução será fazer esse percurso, no menor tempo possível, de modo confortável, e ao menor custo. E a solução? Carro, ônibus, cavalo, ou será teletransporte como em Jornada das Estrelas.

As mídias sociais que a PME irá utilizar deverá comunicar no “momento correto” como irá resolver essa DOR. Que tal se sua empresa resolver essa DOR através do teletransporte?

Dr Zero Cost

Dr Zero Cost por Ailton Vendramini, perfil realizador com formação na área de Engenharia, tendo trabalhado no Brasil e no exterior. Atualmente acionista em algumas empresas e foco em Mentoria & Consultoria para pequenas e médias empresas no segmento de Gestão/Vendas/Marketing/Estratégia.

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivo

RICCOL Sistemas

Pular para a barra de ferramentas