Gestão

O estoque e as PMEs

Era uma vez um garoto, ele tinha 13 anos, e ia para a escola todos os dias a pé. Certo dia pediu dinheiro para o pai para uma merenda extra, que prontamente lhe deu, no entanto, o menino não satisfeito pediu mais algum trocado e o pai lhe negou.

No caminho para escola, ele seguia desolado, e ao passar por uma banca de jornal perguntou para o jornaleiro:

-Se eu vender alguns jornais, quanto eu ganho?

Respondeu o jornaleiro:

-Eu posso lhe fazer um bom preço e dividimos o lucro.

O menino sem saber muito o que significava aquilo, falou:

-Eu topo.

Então, o jornaleiro lhe disse:

-Quantos jornais você pode comprar hoje?

O menino não havia pensado em comprar os jornais, e sim no caminho para a escola passar em algumas casas, oferecer o jornal, e com a venda ressarcir o jornaleiro na volta das aulas. Mas, ….o menino conferiu o quanto tinha recebido do pai, comprou 03 jornais e partiu na sua missão de sucesso, pois, conseguiu vender as 3 unidades.

No outro dia lá estava ele no jornaleiro, recebeu o lucro, e saiu com 4 jornais, e foi outro dia de glória. E assim, ele seguiu até que um dia houve um crime no vilarejo onde residia, naquele dia ele saiu com 15 jornais, e os vendeu muito rapidamente. No dia seguinte comprou outros 15 como de costume e partiu confiante, e conseguiu vender somente 6 jornais. O que teria ocorrido? Alguns senhores que se tornaram habituais não haviam recebido jornal no dia anterior, e justamente quando tinha ocorrido algo de importante no vilarejo, digno de nota em jornal. Voltando das aulas com 9 jornais na mochila, ele foi ter com o jornaleiro. Ele havia quebrado. O jornaleiro com dó do esforço do menino naquele período o convidou para um lanche na padaria em frente a banca e foram conversar.

Disse o jornaleiro:

-Você quebrou por que não soube controlar seu estoque, você já havia conquistado seus clientes, agora, você os perdeu. Controlar o estoque e não deixar os clientes insatisfeitos é uma arte.

-Como assim? Disse o menino.

-Você deve deixar seus melhores clientes satisfeitos. E caso eles não queiram jornal em um dia especifico você deve buscar outros, aumentar sua base.

Depois do lanche, fizeram um acordo, e o menino voltou a vender jornais, mas dessa vez, ele calculava quem eram os clientes mais importantes e não deixava faltar o jornal, aqueles jornais tinham um destino certo, e haviam os clientes esporádicos esses tinham um tratamento diferenciado. O menino, a partir daquela data, antes de pegar os jornais olhava as manchetes e fazia um cálculo mental de quantos jornais seriam possíveis de serem vendidos naquele dia sem deixar clientes cativos insatisfeitos, e sempre retornava sem jornais e no dia seguinte com o dinheiro contado lá estava ele com seu amigo jornaleiro fazendo o fechamento do dia anterior. Era um exercício diário e cada dia era diferente do dia anterior.

Esse menino não ficou rico, e nem se tornou um jornaleiro, mas conseguiu várias posições de destaque em sua carreira profissional usando esse conceito de como controlar o estoque sem perder clientes.

Dicas:

1. Entre pegar dinheiro do banco ou sacrificar o estoque, sacrifique o estoque.

2. Mantenha seu estoque em nível adequado.

3. O estoque alto e baixo caixa pode quebrá-lo.

4. Cadastre seu estoque adequadamente, é comum estoques com milhares de itens e muitos deles cadastrados inadequadamente, principalmente quando sistemas de informática são utilizados. Isso se dá quando, por exemplo, sistemas ERP são utilizados, por exemplo, ao cadastrar um item com acento ou sem acento pode ou deve acarretar dois registros distintos.

5. Erros humanos ao dar baixa no produto também são comuns.

6. Itens que estejam no estoque há mais de 8 meses devem ser verificados e avaliados se é possível dar uma finalidade para ele, exemplo, venda com desconto.

7. Entender a dinâmica entre o estoque e o fluxo de vendas.

8. Alguns produtos possuem prazo de validade, e alertas com período aceitáveis de antecedência devem ser implantados.

9. As compras para repor o estoque devem ser feitas com cronograma, exemplo, compras semanais, compras mensais, compras semestrais, etc…Essas compras dependem do cálculo de giro de estoque para cada item.

10. Gestão de estoque pode ser feita, por exemplo, pelo CMV, custo da mercadoria vendida.

11. O estoque por departamento, muitas vezes pode ser aplicado.

12. A boa organização do estoque ajuda a diminuir custos.

13. Avalie o custo do m2 de seu estoque, dependendo desse valor avalie mudá-lo de local, ou otimizar esse espaço.

14. Informatizar estoques e mesmo a automatização do processo de  retirada e entrada em materiais nesse estoque pode otimizar estoques, mas carece de estudos de viabilidade.

15. Estoques próximos ao consumidor pode diminuir custos.

Dr Zero Cost

Dr Zero Cost por Ailton Vendramini, perfil realizador com formação na área de Engenharia, tendo trabalhado no Brasil e no exterior. Atualmente acionista em algumas empresas e foco em Mentoria & Consultoria para pequenas e médias empresas no segmento de Gestão/Vendas/Marketing/Estratégia.

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivo

RICCOL Sistemas

Pular para a barra de ferramentas