Técnicas e Ferramentas

Matriz SWOT – PEST – PORTER: Terceiro passo na construção de um Plano de Ação

O Diamante do Prof. Michael Porter (MP). São as famosas 5 Forças de MP, encontradas com facilidade na Internet.

As forças competitivas de Michael Porter.

  • Entrada, o quão fácil é para os seus concorrentes entrarem no seu mercado? Há barreiras ou vida fácil? Tipos: fortes organizações de classes, economia de escala, produtos sofisticados, capital intensivo, altos custos, acesso limitado para os canais de distribuição, regulações governamentais, subsídios, etc…
  • Ameaças de substituição. A tecnologia anda rondando o seu negócio, isso é uma ameaça? Existem fortes empresas com soluções similares e mais competitivas? Fique de olhos abertos, o movimento se dá nos seguintes campos e sem retorno:
    • Realidade Aumentada
    • Bitcoin e blockchain
    • Robótica
    • Nanotecnologia
    • Conectividade e disponibilidade de dados a qualquer momento e em qualquer lugar
    • Biotecnologia
    • Inteligência Artificial
    • Impressão 3D
    • Iot – Internet das coisas, sensores cada vez menores e colocados em todo e qq equipamento.
  • Barganha com compradores de seu produto. Número pequeno de compradores responsáveis por grande parte de suas vendas? As compras que eles fazem de sua empresa representam um porcentual grande dos custos deles? Podem eles facilmente mudar de fornecedor ou entrar no seu negócio? Seu produto é sem importância do ponto de vista da qualidade para o produto deles? Se você responder: Sim para essas perguntas os compradores possuem grande influência no seu preço, e sobre sua empresa.
  • Barganha com subfornecedores. Sua empresa possui múltiplos subfornecedores? É fácil trocá-los? Sua empresa é um cliente importante para eles?
  • Rivalidade entre competidores. Quão intensa é a rivalidade entre as empresas que sua compete? Se, esta competitividade é alta, ela irá afetar sua margem.

Definidas as Forças de MP, vamos fazer um brainstormming. Uma suposição hipotética para dividir as variáveis mencionadas por Porter entre nossos sócios.

  1. Essas forças, ou fraquezas podem e devem estar na planilha SWOT – PEST, observemos que todas elas se encaixam perfeitamente naqueles 4 quadrantes. Portanto, podemos encarar o Diamante de Porter como uma ferramenta auxiliar para o preenchimento de nossa planilha SWOT-PEST.
  2. Para se iniciar um negócio sabemos que se faz necessário 3 parâmetros, recursos, uma boa ideia e sua implementação, e o time que estará disposto a colocá-la em pratica.
  3. Pensemos agora nos sócios, sim, porque são eles que farão essa roda girar, e irão convencer o exército a conquistar novos clientes, manter os antigos e conquistar novos mercados. Quais funções esses sócios terão se mirarmos no Diamante de Porter como base?
  4. Vejamos essas 5 Forças do ponto de vista individual dos sócios.
    1. Barganha dos Fornecedores, ou seja, negociação de preços junto a cadeia de valores. Em outras palavras: COMPRAS
    2. Poder de barganha dos clientes, ou seja, o time de vendas. Geração de caixa para a empresa. Geração de lucro. Em outras palavras: VENDAS.
    3. Ameaça de Produtos Substitutos, esses substitutos virão de onde não esperamos, de segmentos que não estão no nosso radar. Exemplo, o Google poderá entrar ou está entrando na fabricação de automóveis, porque, 40% de um automóvel nos dias de hoje é tecnologia. E tecnologia é o negócio do Google. Em outras palavras: TENDÊNCIA e P&D
    4. Ameaça de novos entrantes, esse é o time carteziano, aqueles que irão brigar pelo mesmo filão, bem mais simples de identificar. Em outras palavras é preciso ser eficaz. Em outras palavras, Novos Concorrentes.
    5. Rivalidade entre concorrentes, a cada ação corresponde uma força igual e de sentido contrário. Como iremos jogar esse jogo. Guerra aberta, guerrilha, compra de concorrentes, etc… Em outras palavras; Rivalidade
  5. Assim, precisamos de sócios, ou mesmo colaboradores chaves que desempenhem cada uma dessas funções, ou várias delas com maestria para que nossa empresa seja lucrativa.
  6. Com base nas Forças de M. Porter vamos criar uma planilha adaptada de desempenho para os sócios Manuel, Paulo, e Joaquim da nossa PME para os anos de 2017  e 2018.
  7. Trata-se de uma variante em relação ao Diamante de M. Porter.
SWOT – PEST – PORTER
Variáveis Fatores Positivos Fatores Negativos METAS 2017 METAS 2018 SÓCIOS Resp.
Variáveis Internas FORÇAS FRAQUEZAS
. . .
Financeiro (contabilidade, balanços) Financeiro (contabilidade, balanços) 50 70 Manuel
P1. poder de barganha dos fornecedores – Compras P1. poder de barganha dos fornecedores – Compras 30 40 Manuel
Produção Produção 60 70 Joaquim
P3. vendas P3. vendas 70 90 Paulo
P4. Novos Entrantes (Processsos Internos – Eficácia) P4. Novos Entrantes (Processsos Internos – Eficácia) 10 20 Paulo
Variáveis Externas OPORTUNIDADES AMEAÇAS
tópicos relevantes na política
na econômia novos negócios novos negócios 10 20 Paulo
P5. rivalidade entre concorrentes P5. rivalidade entre concorrentes 20 30 Paulo
socioculturais
 na tecnologia P2. prod. Substitutos (P&D, tendências) P2. prod. Substitutos (P&D, tendências) 50 60 Joaquim

P = Variáveis do diamante de Porter.

As metas para os anos de 2017 e 2018 que colocamos na planilha são valores aleatórios, para obtê-los é preciso definir essas metas para cada negócio. Tratam-se de índices, e é muito importante que não sejam definidos uma dezena de índices, e sim, poucos índices que espelhem a empresa, e que não sejam complexos. Em linha gerais se a empresa não atinge sua meta de lucratividade, o time não terá direito a meritocracia, no entanto, é importante que seja definido índices para cada área de sorte que estejam alinhados com os índices gerais da empresa. Por que? Porque, os índices gerais na maioria das vezes não sensibilizam colaboradores que estão longe do poder, assim, é conveniente que essas camadas tenham metas definidas e que estejam alinhadas com a (s) meta (s) globais da empresa.

Observe por exemplo que colocamos P1 em Forças e P1 em Fraquezas, isso implica dizer que P1 tanto pode ser uma Força como uma Fraqueza, a escolha dependerá de sua empresa, para a sua empresa P1 é uma Força, ou P1 é uma Fraqueza, somente você saberá responder.

Dr Zero Cost

Dr Zero Cost por Ailton Vendramini, perfil realizador com formação na área de Engenharia, tendo trabalhado no Brasil e no exterior. Atualmente acionista em algumas empresas e foco em Mentoria & Consultoria para pequenas e médias empresas no segmento de Gestão/Vendas/Marketing/Estratégia.

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivo

RICCOL Sistemas

Pular para a barra de ferramentas