É óbvio que líderes cometem erros, então, por que devemos segui-los? Porque eles mais acertam do que erram, e o líder nos conduz ao um suposto lugar seguro. Por que? Porque possuem mais experiência naquele tema, porque são profissionais num determinado assunto, não chegaram lá à toa, e assim por diante.
Apesar do líder possuir esse poder de convencimento, se o grupo a ser convencido for grande ele irá precisar de formadores de opinião que conduzam suas ordens, suas metas até convencer toda a capilaridade da organização.
Vale dizer que líderes possuem experiências e repassam conhecimentos.
Quando diante de um discípulo ou seguidor influencia inclusive o modo como esse seguidor se comporta, sua voz, seus gestos. Imagine seu estilo de liderança conversando com um colaborador subordinado, e agora, imagine seu estilo de liderança conversando com o papa Francisco.
Líderes quando erram deveriam ser humildes e assumir seus erros, e documentá-los, se possível. Essa estratégia é aceita pelos demais da equipe e via de regra valorizam o líder gerando dividendos, no entanto, o que vemos na prática……
Como seguidores devemos verificar se o líder é realmente líder, verificar o back-ground dele naquele campo, sua real competência e sua honestidade em situações semelhantes, a partir daqui traçamos o nosso próprio juízo antes de embarcar numa canoa furada que pode trazer bons prejuízos.
Comente