Gestão

A comunicação e a PME (parte 07/08)

É fato, comunicação interna nas PME´s são grandes problemas a serem superados. As informações ao passarem de um escalão para outro perdem qualidade, e ao chegar ao final da linha hierárquica podem não refletir a posição do acionista, ou do CEO.

Muito tem-se feito nesse sentido, treinamentos, comunicados internos, reuniões, workshops,  etc…e a comunicação melhora, mas não atinge um nível ideal. Um dos motivos é a rotatividade do pessoal, outro são os objetivos mutáveis de cada colaborador e com facilidade saem da mesma frequência da meta e da visão da empresa.

Enfim, problema constante!

E como você reage a um novo problema, ou a um problema recorrente, ex.: a comunicação, escolha a melhor alternativa:

  1. Que bom, estou diante de um desafio.

  2. Penso, logo “desisto”, parafraseando Descartes.

  3. Que inferno, isso novamente!

O Dr Zero Cost fará um paralelo com a administração do sr. Donald Trump, se ela será boa ou ruim para os EUAs não nos vemos com capacidade técnica para julgar nesse momento, mas que o roteiro do filme “Política Mundial” sofreu uma virada histórica não há dúvidas. Todavia, há algo interessante ocorrendo além dos atores principais estarem perplexos.

O sr. Trump está governando pelo Twitter, vamos pensar um pouco.

  1. Se ele comunica via twitter o que pensa diretamente a seus seguidores sem consultar o “board” acredito que essa tática poderá causar grandes estragos nas estruturas americanas. Motivo: o twitter possui uma limitação de caracteres, textos curtos desaguam em soluções simplistas e os problemas a serem resolvidos por esse cargo não são simples, trata-se de “n” variáveis num mundo todo interligado por fios condutores. Você mexe aqui, conserta ali, e desmorona lá.

  2. Se ele comunica via twitter o que pensa, mas antes alinha sua estratégia com o “board”, ele está inaugurando algo que nós, proprietários de PMEs podemos adotar. Motivo: as redes sociais (o twitter não é tão popular aqui no Brasil, mas existem outras + populares), elas encurtam o caminho para a informação chegar ao seu destinatário no fim de linha. Esse procedimento é de uma força tremenda. Imagine sua empresa com 100 colaboradores, você passará anos sem dar a mão para alguns deles, ou mesmo cumprimentá-lo, por mais camarada e bem-educado que você seja. Essa tática da mídia social corre por fora da organização, encurta caminhos, chega no (s) destinatário (s) sem passar por nenhuma impedância, elimina o (s) despachante (s) de plantão.

A boa utilização da mídia social para o dirigente ratificar suas estratégias e fazer com que o grupo reme junto, parece mostra-nos outros tempos para a administração, e teremos tempos muito interessantes pela frente.

Dr Zero Cost

Dr Zero Cost por Ailton Vendramini, perfil realizador com formação na área de Engenharia, tendo trabalhado no Brasil e no exterior. Atualmente acionista em algumas empresas e foco em Mentoria & Consultoria para pequenas e médias empresas no segmento de Gestão/Vendas/Marketing/Estratégia.

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivo

RICCOL Sistemas

Pular para a barra de ferramentas