Meu produto já possui excelente qualidade e bom preço, é preciso inovar?
Sim, é preciso inovar. As únicas coisas constantes no mercado são as mudanças, ou seja, em time que está ganhando se mexe, o ditado popular anterior não é mais válido.
Suponha que vamos ao supermercado e compramos 1 litro de leite de uma marca conhecida, uma comodity, todos nós sabemos como esse litro de leite estará embalado e o que contém dentro da embalagem, agora, vem a pergunta: Como é possível inovar?
Obviamente que existem algumas características do produto que não são diferenciais em relação ao concorrente, ou seja, de nada adianta chamar o time de marketing e pedir para eles construírem uma campanha informando que aquele leite não prejudica a saúde. Assim, os diferenciais se tornam cada vez mais sutis, pois, as características fundamentais do produto para qualquer fabricante são similares. Portanto, será preciso se debruçar sobre o produto e o processo para podermos inovar, lembrando que a inovação é um filhote da criatividade.
Esse processo exigirá muitas reuniões internas e uma dica é não se debruçar sobre dezenas de variáveis e sim escolher algumas para que o trabalho possa ter “terminativa”. Um dos métodos para inovar é listar os componentes e ou características do produto e pensar como podemos aprimorar, num exemplo:
O que é básico para todos os concorrentes? | Como o cliente avalia essa característica? | Como o fabricante poderá inovar? |
Qualidade do produto. | Fundamental. | Podemos ser mais flexíveis quanto à qualidade? Podemos criar produtos com qualidades distintas para atingir diferentes públicos? |
Confiabilidade do produto. | Fundamental. | Como podemos ser mais eficientes? O que podemos oferecer caso tenhamos incidentes que prejudiquem a confiabilidade? |
Preço. O preço deve ser menor que o valor do produto oferecido. | Fundamental. | Como podemos ser mais flexíveis sobre as condições comerciais? Podemos formar parcerias com outros revendedores? Podemos escalonar o preço conforme o cliente compra quantidades vultuosas? |
Os processos internos e externos devem ser eficientes. | Fundamental. | Podemos criar um grupo de estudos para melhorar a eficácia dos processos internos e externos? Podemos fatiar a jornada do cliente desde a indecisão até a compra, dissecar cada pequeno passo e, revisitá-lo com olhos de observador criterioso?
É possível compartilhar linhas de produção com os concorrentes? |
O cliente possui expectativas de respostas rápidas. | Fundamental. | Como podemos cortar níveis hierárquicos no organograma sem prejudicar a qualidade e aumentando a velocidade de resposta para o cliente?
É possível criar um organograma tendo o cliente no centro das interações? |
Escolhemos um produto cujo preço é determinado pela oferta e demanda global, ou seja, 1 litro de leite aqui ou na França em tese não possui grandes diferenciações (excluindo impostos). O consumidor não está interessado em saber a origem da vaca, para ele a vaca que forneceu o leite na França ou no Brasil poderia ter sido a mesma. Neste caso a inovação é muito mais complexa.
Mesmo neste exemplo do litro de leite observe quanta inovação já foi executada até aqui, basta considerar a embalagem quadrada para ocupar menos espaço nas prateleiras dos supermercados, ou o material interno das caixinhas que protege o líquido tornando-o menos perecível etc.
O mesmo não ocorre por exemplo com um fornecedor de software que ofereça especificidades particulares.(Continua na próxima semana).
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