É preciso ter foco! Quando escrevemos aqui que mirar no público alvo e segmentar a atuação no mercado é fundamental para o sucesso de nossas empresas tínhamos um forte motivo; a sociedade.
A sociedade está cada vez mais dividida em tribos, um produto ou serviço que atende a uma determinada plateia não é valorizado por outra e vice-versa. E, aonde essa história irá terminar? Sim, um produto ou serviço para cada pessoa. Loucura? Talvez, no passado, mas não nos dias atuais quando a tecnologia nos oferece recursos imensuráveis. Por tal, uma política de governo dedicada a incentivar a automação, a inteligência artificial, a internet das coisas e tudo o mais que nos arrastaria nessa direção é muito bem-vinda.
Foco: Bear, um cão australiano ajuda hoje na busca de coalas perdidos nas áreas queimadas na Austrália, trata-se de um cão obsessivo e focado, o interessante é que ele não se relaciona bem com as pessoas, faz seu trabalho com méritos e sabe que receberá recompensas muito distantes de afagos. Ou seja, até animais estão entendendo os tempos modernos.
As empresas que detém informação podem calibrar muito melhor o foco e estão se tornando valiosíssima, é preciso prestar atenção nesse fenômeno. O pequeno e médio empresário não terá como competir com esses gigantes, portanto, as parcerias e fusões nunca estiveram tão na moda.
O Google (a Alphabet), por exemplo, deverá valer proximamente 1 trilhão de dólares e não é a única (Apple, Microsoft, Amazon), deve ser a quarta no segmento de tecnologia a atingir essa meta. Vale mencionar que o novo CEO é o indiano sr. Sundar Pichai e 99,6% da receita da gigante Google é proveniente de anúncios na rede! Mudanças + Mudanças! Aqui, um agradecimento especial aos aparelhos celulares que se tornaram extensão do corpo humano.
A automação de processos está propiciando esses gigantes a entrarem em mercados até outro dia totalmente fechados. Num exemplo, o automóvel se torna a cada dia um computador sobre rodas, o que facilita a entrada dessas empresas que dominam a tecnologia.
Definido o produto ou serviço para quem iremos vender? Todas nossas ações complementares devem ser feitas nessa direção, parece óbvio, mas não é. O pequeno e médio empresário desvia-se muito facilmente de seu objetivo, basta o caixa engordar um pouco que ele decidirá investir num segmento totalmente novo para ele. Motivo: Ouviu dizer que se trata de um segmento muito lucrativo. Talvez, no passado isso fosse verdadeiro, hoje não é assim. A profissionalização dos serviços, principalmente no primeiro mundo, é monstruosa e os espaços para amadores é basicamente único, ou seja, juntar-se aos falidos e quebrados financeiramente.
Algumas empresas ainda sobrevivem no Brasil com práticas atrasadas? Sim, mas é uma questão de tempo para elas caírem fora do mercado, a tendência à abertura mercadológica e, se um desses grandes se interessar pelo mercado que ela atua são fatores que conduzirão essas empresas ao desaparecimento. Observemos o que sofrem aqui no Brasil as nossas excelentes livrarias com a entrada da Amazon. Os pequenos e médios empresários devem reservar um tempo de sua jornada de trabalho, esse emaranhado de cruzamentos e tendências exige que pensemos no tema sob pena de ficarmos isolados e quebrados num canto qualquer.
Recentemente o diretor do serviço secreto britânico, o sr. Andrew Parker (deixará o cargo em abril próximo), um caçador de terroristas, perseguidor da máfia russa e chinesa sugeriu que o órgão que comanda faça parcerias com varejistas para ter acesso a banco de dados e informações valiosas que o serviço secreto sozinho já não consegue ter. Ou seja, nem o 007 é o mesmo!
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