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Da porteira para fora (69p) – Jornal Tribuna Liberal de 23/09/2018 – Provocações 11.

  • Tema: Sexo. Está cada vez mais difícil explicar seja para uma criança, seja para um bávaro.

Vale dizer que quando as pessoas dizem: concordo em gênero, número e grau. Especificamente com relação ao gênero ela está concordando do ponto de vista gramatical e, não do ponto de vista sexual. O gênero varia de forma convencional, ou melhor, segundo uma convenção. Muitos dos gêneros nós importamos de outros idiomas e, a língua foi se atualizando. É fácil fazer algumas correlações, exemplo, o boi, a vaca. O boi possui o sexo masculino e é designado pelo gênero masculino. Assim, a vaca possui o sexo feminino e é designada pelo gênero feminino. Até aqui o nosso idioma nos favorece. Mas, não é tão simples, temos o pianista e a pianista, dependendo do sexo conseguimos alocar o gênero gramatical. Para outros casos, exemplo, cobra, temos que especificar: trata-se de uma cobra macho, ou trata-se de uma cobra fêmea. Temos ainda a criança, ou o indivíduo onde nos referimos a ambos os sexos. E, quando nos referimos as coisas que não possuem sexo o português nos prega verdadeiras peças, falamos “o” sofá e falamos “a” cadeira, conseguimos identificar gramaticalmente o sexo de um sofá e o sexo de uma cadeira. Enfim, o gênero e o sexo são duas coisas completamente distintas. Aí …na semana passada o dr Zero Cost recepcionou uns bávaros para almoçar, tangenciamos o tema sexo e gênero, minhas explicações acima caminhavam muito bem, até que chegamos em duas palavras femininas: “A” Calcinha e, “A” Cueca.

 

  • Definições:

 

Definição de “Amigo Profissional”: Aquele que pratica a Empatia Empresarial, e não dá Palpite Empresarial.

Definição de “Empatia Empresarial”: Você vai até o seu par na empresa e sugere que ele mude a rota, mas você coloca a mão na massa construindo juntos uma solução:

Atitude Resultado Conclusões
Ele muda a rota E, dá certo Você e ele são gênios
Ele muda a rota E, dá errado Você e ele justificam o resultado

 

Definição de “Palpite Empresarial”: Você vai até o seu par na empresa e sugere que ele mude a rota:

Atitude Resultado Conclusões
Ele muda a rota E, dá certo Ele é um Gênio
Ele muda a rota E, dá errado Você é um imbecil

 

Conclusão Geral:

Se você praticar a empatia empresarial colocando a mão na massa suas chances de ser considerado um gênio são de 50%.

Se você der um palpite empresarial não colocando a mão na massa, seja lá qual for o palpite suas chances de ser considerado um imbecil são de 50%.

Definição de “Tá Karo”;

Se Valor = Preço, trata-se de algo justo.

Se Valor > Preço, trata-se de um bom negócio.

Se Valor < Preço, definimos  “Tá Karo”.

 

Definição de Pós-Venda;

Casamento Duradouro = Bom Serviço de Pós-Venda; Divórcio = Péssimo Serviço de Pós-Venda.

 

Definição de Mundo;

O mundo é aquilo que cada um percebe, essas percepções diferem de pessoa para pessoa, realidade já é outra coisa.

 

Definição de Realidade;

A realidade é que somos UNO. Somos no nível subatômico elétrons que ora se comportam como partículas ora, como ondas.

 

Definição de Medicina;

Uma ciência voltada ao corpo que progride lentamente e, engatinha fruto de seu olhar míope centrado no corpo. O problema focal é que a biologia não consegue explicar o ser humano, somos muito maiores que as máquinas pilotadas por cada um.

 

Definição de colaborador estagnado; (Aqui vamos buscar socorro em Dorival Caymmi);

Eu nasci assim, eu cresci assim
Eu sou mesmo assim
Vou ser sempre assim
Gabriela, sempre Gabriela
Quem me batizou, quem me iluminou
Pouco me importou, e assim que eu sou
Gabriela, sempre Gabriela
Eu sou sempre igual (Continua na próxima semana)

(Leia o artigo anterior)

(Leia o próximo artigo)

(Leia o mesmo artigo no Jornal Tribuna Liberal)

 

Dr Zero Cost

Dr Zero Cost por Ailton Vendramini, perfil realizador com formação na área de Engenharia, tendo trabalhado no Brasil e no exterior. Atualmente acionista em algumas empresas e foco em Mentoria & Consultoria para pequenas e médias empresas no segmento de Gestão/Vendas/Marketing/Estratégia.

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