Qual o passo mais difícil na inovação?
Sim, é preciso ter uma ideia e, essa é a parte mais fácil do processo de inovação. Na sequência precisamos responder: Qual tarefa estaremos executando para o nosso cliente?
Agora, executar, colocar essa ideia no mercado e fazê-la render lucros, é a parte mais complexa da equação. E, pior, a inovação não possui um final.
As caixinhas de sugestões espalhadas pelas fabricas e escritórios conseguem coletar boas ideias?
Não, isso é passado. Sem treinamento para inovar, sem metodologia, sem recursos humanos e financeiros não colhemos resultados. Bônus também são importantes, no entanto, não acreditamos em bônus financeiro.
Vale mencionar que o cotidiano das empresas inibe as inovações, uma das saídas é ter pessoal dedicado pensando no tema durante a jornada de trabalho. Trata-se de tarefa complexa. Então, dividir as equipes em inovadoras e equipe do cotidiano quando possível é uma boa ideia.
Inovação = recursos + ideia + liderança alinhada + time + planejamento. Sabemos que se o produto ou o serviço é inovador iremos nos deparar com falta de estatísticas, falta de dados e, provavelmente um mercado desconhecido.
Tentei inovar na minha empresa, não deu resultado, e aí?
Há dois resultados negativos que valem a pena serem analisados:
-Um é quando implantamos a inovação e colhemos um resultado financeiro catastrófico, neste caso o motivo é má gestão, má avaliação da inovação, o time foi formado por pessoas despreparadas ou que não souberam entender as necessidades de mercado. A inovação não era necessária ou o cliente não estava buscando realizar essa tarefa. Muito provavelmente, mesmo que as pessoas a sua volta tivessem boas intenções foram incompetentes.
-A outra ponta também deve ser analisada, é quando criamos um produto novo, uma inovação e ela explode no mercado sem uma estrutura por trás para suportá-la, aqui também houve um erro de avaliação, as hipóteses foram falhas.
Como sei se minha empresa é inovadora?
Basta olhar para os últimos 5 anos passados, veja o que sua empresa fazia e o que faz hoje. Observe se ela inovou ou contínua fazendo as mesmas coisas, se ela não inovou e sua empresa continua tendo lucro saiba que isso poderá mudar nos próximos 5 anos.
Tenho uma pequena empresa, não somos informatizados por onde devo começar?
Esse é um drama para o empresário e atinge não somente as pequenas, como médias e grandes empresas. O que ocorre; o empresário acredita que deve automatizar ou digitalizar uma determinada tarefa, aí contrata uma empresa para fazê-lo, a empresa entrega um bom serviço e ele fica contente.
Mas, aí ocorre o previsível, ele precisa automatizar outras tarefas, e mais outra, quando se dá conta está com uma série de pequenos sistemas que não se falam entre si. Se o empresário irá começar do zero, aconselhamos que pense numa plataforma mais robusta, um ERP, mesmo que seja pequeno, mas que possa ser expandido algum dia, incluindo novos módulos e tendo todos conectados numa mesma linguagem. Tenha certeza, isso irá lhe custar menos dinheiro e menos tempo no futuro.
Para complementar essa resposta vamos nos apoiar no arquiteto finlandês Gottlied Eliel Saarinen cuja frase seguinte é atribuída a ele: “Sempre conceba alguma coisa pensando nela em um contexto mais amplo – uma cadeira em sua sala, uma sala em uma casa, uma casa em um ambiente, um ambiente em uma planta urbana.” (Continua na próxima semana).
(Leia a mesma matéria na mídia impressa)
[…] (leia a próxima matéria) […]
[…] (Leia o artigo anterior) […]