Técnicas e Ferramentas

Ferramenta para progredir dentro das organizações.

PARTE I – Metas da Empresa e Metas dos Departamentos

As organizações com fins lucrativos devem possuir como meta a obtenção do lucro.  E normalmente elas desenvolvem planos de ações anuais, o primeiro ano normalmente são detalhados com riquezas de informações, os 2 anos seguintes são definidas as metas com menor riqueza de detalhes e posteriormente as grandes corporações executam planos para 5, ou 10 ou 20 anos onde mapeiam além do crescimento, tendências.

Sim, não é simples definir tendências para prazos longos, no entanto, a humanidade raramente passa por períodos de grandes mudanças, mudanças como o advento do automóvel, do avião, da eletricidade foram de grande impacto, hoje, podemos citar a Internet, mas seria difícil equipará-la aos mesmos padrões de desenvolvimento vividos por gerações anteriores, embora, a colaboração da internet seja gigantesca, ainda assim aquém dos feitos anteriores.

Se o colaborador está inserido numa dessas empresas organizadas e de grande porte deve estar ciente dessas metas, e com base nesses dados macros deve se alinhar e remar nesta direção se o seu objetivo for progredir dentro da estrutura organizacional que se encontra.

As empresas, normalmente, definem suas metas em 3 parâmetros:

  • Nível 1 – Meta Macro da Empresa, exemplo, lucratividade, crescimento anual, margem financeira, etc…E tendo atingido a meta, a distribuição do bônus é praticamente certa. Sem atingir a Meta Macro é praticamente inviável a distribuição de algum bônus, embora, possa ocorrer por atitude unilateral da direção objetivando outros aspectos não mensuráveis. Exemplo: reconhecimento pelo esforço prestado.
  • Nível 2 – Meta dos Departamentos, exemplo, o departamento financeiro deverá atingir um máximo de 1% de valores de clientes inadimplentes sobre os recebíveis. O marketing, exemplo, a página da empresa no LinkedIn deverá ter um mínimo de 100.000 seguidores no espaço de 1 ano. Vendas, exemplo, deverá vender com a margem líquida mínima de 7%, e o volume mínimo de 2 milhões de reais mensais. Etc..etc..
  • Nível 3 – Meta do Colaborador, muitas empresas com maior musculatura mapeiam cada colaborador e acompanham o desempenho desses colaboradores. Vale dizer que as qualidades do colaborador devem estar ligadas as funções que dele se espera sejam desempenhadas e que estão alinhadas com as Metas do Departamento e as Metas Macros. Suponha que Pedro seja o porteiro de uma grande empresa, e ele fale fluentemente 3 idiomas, embora ele seja um colaborador capaz, super-qualificado a empresa não necessita de um porteiro que fale 3 idiomas. Assim, estamos diante de um dilema, pois a empresa não poderá remunerar Pedro pelos seus conhecimentos e sim por aquilo que ele “entrega”. Pedro deverá ter um plano B para suas metas, e caso a empresa não tenha oportunidades para aproveitar a capacidade de Pedro em outras funções ele deverá buscá-la no mercado.

Dicas:

  1. Grandes empresas possuem softwares para compor e distribuir metas, normalmente são softwares onerosos e que não estão ao alcance de uma média ou pequena empresa, exemplo, BSC, Balance Score Cards. Empresas de porte médio também podem lançar mão de softwares, e neste caso daqueles já padronizados, o que vemos no mercado são os colaboradores definindo metas de comum acordo e esses softwares simplesmente agrupam essas informações de maneira didática. Ou seja, essas empresas parametrizam as variáveis que lhes são entregues a um custo competitivo, tratam-se de soluções de prateleiras. Pequenas empresas se conseguirem algo de prateleira não oneroso pode ser uma solução, ou partem para o controle manual e uso de planilhas tipo Excel.
  2. O Colaborador, independentemente de seu nível hierárquico deverá saber as metas da empresa, as metas do departamento e as metas vinculas a sua performance e como e quando ela será medida. Poderá ocorrer de o colaborador estar naquela função por uma necessidade financeira própria, e mesmo que esteja buscando algo mais alinhado com seu perfil e qualidades deverá saber essas metas e onde está inserido naquele momento. É óbvio que o ideal é estar desempenhando a função para a qual o colaborador possui vocação, mas nem sempre isso é possível.
  3. Carregue essas metas debaixo do braço:
Metas 2017 2018 2022
Metas da Empresas
Metas do Departamento
Metas Pessoais
  1. Muitas empresas medem ou acompanham as metas trimestralmente, ou mesmo mensalmente.
  2. As Metas definidas no ano anterior para o próximo ano, nunca são mudadas, ou seja, permanecem ali indeléveis, mas poderá ocorrer que o mercado tenha mudado drasticamente, neste caso para melhor ou para pior. O que normalmente se executa são novas previsões, ou “forecast”, assim, podemos ter forescast 1, forecast 2, ou até forecast 3, mais do que isso já demonstra que as Metas são muito mal elaboradas.
  3. É normal, é comum que as metas sejam disponíveis para o time sem qualquer censura, assim, colocar metas na Intranet e como os dados estão se comportando não há inconvientes.

PARTE I I  –  Metas Pessoais

O colaborador sabendo as Metas da Empresa, as Metas do Departamento, e as Metas Pessoais caso existam que a empresa define, deverá tê-las sempre à mão, ou seja, saber onde se encontram, como estão os índices. A meritocracia não deve ser surpresa para um colaborador engajado, se ele atingiu metas não há justificativa para ele ser ignorado.

Dicas:

  1. As Metas da Empresa, dependendo do nível hierárquico do colaborador poderá parecer distante, pastosa, pouco significativa, mas não importa, o colaborador deve ter ao menos uma noção básica de como ela caminha.
  2. Não é aconselhável que as empresas criem dezenas de metas, isso fará pouco sentido, o ideal é uma ou duas metas para que sejam fáceis de serem medidas e acompanhadas.
  3. As Metas que serão medidas pela empresa em nível pessoal também podem parecer macros.

O que deve fazer o colaborador diante de suas metas?

Dicas:

  1. Crie uma planilha de Metas Auxiliares para você atingir a Meta Pessoal estipulada pela empresa. Este é o Pulo do Gato!

  2. Esteja consciente que as Metas Pessoais irão corroborar para o  atingimento das Metas do Departamento e as Metas da empresa.
  3. Avalie se você está no local correto, se é ali que você atinge sua melhor performance, se não for trabalhe para mudar.
  4. Independente de sua Meta Pessoal é preciso ter princípios, é preciso ter valores, é preciso ter crenças, desta maneira seja lá o que você faça, sempre estará alinhado com esses pilares norteadores e você irá se violentar.
  5. Todos nós estamos neste planeta para Servir, defina seu foco, ou seja, o público que você irá servir.
  6. Concentração e muito trabalho para alcançar seu objetivo é fundamental. Quando se dedica com afinco mergulhamos nos detalhes, e são os detalhes que fazem a diferença de quem chega e quem não chega lá.
  7. é importante você ser melhor, melhor do que quem? Melhor do que você foi no dia anterior. Foi-lhe dado a oportunidade de ficar nesta nave por mais 24 horas, então, aproveite. Faça algo incrível, crie uma nova versão de você mesmo, supere-se. Não espere resultados diferentes executando todos os dias as mesmas coisas da mesma maneira, Einstein já dizia que esse procedimento é a verdadeira loucura.

Como é possível fazer isso do ponto de vista do colaborador?

Bem, se você chegou até este ponto deverá conhecer exatamente os três níveis de metas disponíveis na parte I. Um segundo ponto importante é que você deve conhecer-se, isto é o mínimo que se espera de um profissional. Você como todos nós possuímos pontos fortes e pontos fracos, não há exceções. O trabalho neste momento é saber quais são os pontos fortes que você deverá aprimorar ou manter, e os pontos fracos que você deverá desenvolver.  Este trabalho duro e disciplinado o levará do ponto A para o ponto B. E mais, você deverá criar prioridades para o desenvolvimento de novas capacidades.

De posse dessas premissas você poderá criar uma planilha de desenvolvimento pessoal, num exemplo, suponha que você seja responsável pelo Marketing de Aplicações, ou seja, executa o marketing dando palestras e se conectando com o cliente para treinametos :

Sou Bom O que faço. Meta Auxliar Meta Pessoal exigida da minha empresa Serei Bom O que vou fazer Meta auxiliar Prioridade
Para falar em público Envolver-me em atividades afins, cursos e treinamentos – onde eu seja demandado Falar em público pelo menos 1 vez por mês
Leitura Técnica Pesquisa via internet e livrarias Ler 05 livros ao ano
Idiomas Dedicar-me sempre a um novo idioma A cada 3 anos
Colocar ideias no papel Ter sempre à mão um bloco de notas Reescrever as notas
novos conceitos Atração por temas tecnológicos Oferecer pelo menos uma sugestão a cada 2 meses para a melhoraria das rotinas da empresa
Persistência Buscar novos projetos A cada ano decolar ou dar início a um novo projeto
        Serei Bom O que vou fazer Meta auxiliar Prioridade
Firmar novos Contatos com retorno positivo Controlar e aumentar meu networking, dar prioridade para a rede social LinkedIn Atividades sociais
        Associações de Classe Definir participação ativa   1
        Estreitamento de relacionamento com clientes. Visitas à clientes, e registro em CRM  ou algo do tipo. Objetivo: Buscar melhoria do produto e/ou serviço, sem mencionar o tema vendas    

 

 

1

        Ficar antenado para novas tecnologias Assinaturas de revistas especializadas no Brasil e fora do Brasil   1
          Feiras de empreendedorismo   1
          TED.com   1
        Apresentações Treinar sorriso, desenvolver empatia com a plateia   1

A fim de facilitar o controle da tabela acima podemos resumi-la em itens macros, e dividir as metas mensalmente como sugerido abaixo.

Metas Auxiliares   06 07 08 09 10 11 12 01 02 03 04 05 tot
  R                          
  P           1       1     2
                             
Associações de Classe, reuniões e atividades R     1     1             1
  P     1   1 1     1   1   5
                             
Linkdin, mensagens R 4 12 7 4 2 10             23
  P 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 48
                             
  R 0 7  7 9 2 20             18
  P 0 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 44
                             
  R                          
  P                   1     1
                             
  R                          
  P     1     1     1     1 4
                             
  R       1   1              
  P       1     1     1     2
                             
Visita a Clientes R       3                  
  P 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 12
                             
Revistas  Segmentadas – Leitura R       1                 1
  P         1               1
                             
Feiras, seminários – participação R     3 2   4             3
  P         1               1
                             
Ted.com // palestras assistidas R   5 1 2 1 1             6
  P 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 12
                             
R   1 4 4 1 4             5
  P   1   1   1   1   1   1 6
                             
  R                         0
  P         1           1   2
                             
  R   1 2                   3
  P     1       1         1 3
                             
  R 2 3 2 1 1 1             7
  P 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 24
                             
                             
exercícios, caminhadas. R 8 6 11 8 3 5             26
  P 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 144
                             

P= Previsto

R= Realizado

Espaços em branco para você ir colocando suas prioridades

A busca por metas pessoais o fará ocupado com objetivo, diferente do falso ocupado, aquele que parece correr o tempo todo, mas sem direcionamento. Outro ponto importante é que a busca por Metas Pessoais nos trás vitórias e fracassos, e para a maioria dos humanos os fracassos os tornam mais humildes.

PARTE III – Perfumarias Americanicistas.

Perfumaria  1, são os KPI´s >>KPI = Key Performance Indicator, ou seja, indicador chave de desempenho. 

As empresas sejam elas, pequenas, médias ou grandes definem seus processos e definem um parâmetro de medida, ou mais que um. De posse desses parâmetros e de uma análise no tempo saberemos definir se estamos caminhando para as metas, ou não e principalmente quais medidas devemos tomar para corrigir os desvios.

A definição de poucos KPI´s e claros garantem que a equipe saberá o que deve haver como meta, e todos estarão alinhados. Hoje, o Marketing Digital que possui diversos KPI´s e podem ser encontrados por exemplo no programa Google Analytics é um exemplo clássico de sua utilidade e uma ferramenta amigável para medir a performance do Marketing.

Há uma diferença entre os KPIs e as métricas, as métricas indicam um n´mero absoluto, já o KPI indicam alguma relação, exemplo, taxa de conversão, ticket médio, etc.

Importante, seja lá quais foram as metas eleitas, elas devem estar todas alinhadas; empresa, departamento, indivíduo.

Perfumaria 2, são os OKR´s >>  OKR = Objectives and Key Results, ferramenta criada pela Intel e adotado por outras grandes igualmente. O ponto é: Se estamos diante de uma PME, acreditamos que ninguém como seu proprietário conhece o o seu negócio, assim, definir metas simples e alcançáveis deve ser tarefa que possa ser realizada sem adquirir softwares ou mesmo consultoria. Sim, tanto a consultoria como os softwares são de grande valia, mas é preciso avaliar se a curva custo x benefício se justifica caso a caso. Existem softwares onerosos e outros que podem custar alguns poucos reais por mês, mas a alternativa de desenvolver algo caseiro não deve fugir do radar.

Importante, seja lá quais foram as metas eleitas, elas devem estar todas alinhadas; empresa, departamento, indivíduo.


Veja outras Ferramentas no nosso blog.

Dr Zero Cost

Dr Zero Cost por Ailton Vendramini, perfil realizador com formação na área de Engenharia, tendo trabalhado no Brasil e no exterior. Atualmente acionista em algumas empresas e foco em Mentoria & Consultoria para pequenas e médias empresas no segmento de Gestão/Vendas/Marketing/Estratégia.

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