Artigos Publicados na Mídia Impressa

A hora e a PME – Jornal Todo Dia – 29/07/2017

Ailton Vendramini - Dr Zero Cost - A hora e a PME

Já transcorreu tempo suficiente para entender que são as pequenas e médias empresas que fazem a hora acontecer. Todavia, muitas até hoje não largaram um conceito antigo, a teoria de Platão.

Naquela época de Sócrates, Platão e Aristóteles tudo se encaixava perfeitamente na teoria do universo finito, das engrenagens da grande máquina, cada um executando exatamente o papel que lhe fora atribuído, caso contrário refletiria em mau funcionamento da máquina.

Essa visão de mundo, essa teoria foi derrubada quando se descobriu que o universo é infinito e cada um nasce de um processo biológico e vai brigar por seu espaço, assim como as empresas devem enfrentar um mercado hostil para sobreviver! Essa é a regra!

Esse conceito foi-nos apresentado por Nicolau Copérnico, ou se preferir defendido com ressalvas perante a igreja católica por Galileo Galilei; o universo é um caos, assim como os mercados onde a única coisa constante são as mudanças. O dirigente da PME ao fazer a hora se deparará com duas variáveis, as dependentes e as independentes. As dependentes são as que dependem dele e estão sob sua batuta, e as independentes não dependem dele, estão nas mãos dos dirigentes, governantes, ONGS, agências reguladoras, etc…Para as variáveis independentes se ele não quiser esperar a hora acontecer deverá pertencer a alguma entidade, associação, e lutar pelos direitos de seu segmento.

Assim, a regra para a Pequena e Média Empresa – PME segundo o universo infinito é fazer a hora, e uma boa inspiração está na letra de Geraldo Vandré, . ..esperar não é saber / Quem sabe faz a hora / Não espera acontecer / …. Caminhando e cantando / E seguindo a canção / Aprendendo e ensinando / Uma nova lição.


Você também pode ler essa matéria diretamente no Jornal TodoDia, clicando aqui.

Dr Zero Cost

Dr Zero Cost por Ailton Vendramini, perfil realizador com formação na área de Engenharia, tendo trabalhado no Brasil e no exterior. Atualmente acionista em algumas empresas e foco em Mentoria & Consultoria para pequenas e médias empresas no segmento de Gestão/Vendas/Marketing/Estratégia.

2 Comentários

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Penso que , devido ao número enxuto de funcionários que normalmente as PME trabalham , elas se esquecem ou não encontram um caminho para se fazerem acontecer.

    • É verdade, deveria haver um plana de governo que aproximasse a mão de obra das PMEs. As PMEs contratam, no entanto, a mão de obra possui pouca formação e via de regra são tarefeiros e pouco contribuem com ideias estratégicas. A solução seria aproximar governo e PMEs conectando a mão de obra disponível, de sorte que a mão de obra seja melhor qualificada e a produtividade incrementada.

Categorias

Arquivo

RICCOL Sistemas

Pular para a barra de ferramentas